terça-feira, 11 de maio de 2010

GENETICA: O INÍCIO DE UMA DISCUSSÃO



Comecemos do começo: conceitos básicos.
Quase todas as células dos seres que tem mais de uma célula apresenta uma estrutura chamada núcleo, onde estão armazenados os famosos cromossomos. Os cromossomos são na verdade um conjunto de genes, e em linhas gerais, cada gene é responsável pela construção de uma proteína, e cada proteína é responsável por uma funçao ou estrutura do corpo desse ser vivo. Claro que nada é tão simples assim, pois na prática sempre existe mais de um gene, ou seja, mais de uma proteína que regula ou compoe uma única função ou estrutura.
Vamos para alguns exemplos:
A melanina, responsável pela coloração de pele, pelo, cabelo, olhos, etc; é uma proteína que é fabricada em uma célula específica chamada melanócito. Dentro desta célula, ela é armazenada em vesículas que vão migrando de célula pra célula até chegarem, por exemplo, nas células vivas mais superficiais do corpo, e assim conferindo a coloraçao da pele pois se tornam visíveis. Esta proteína não é fabricada por um gene específico, mas sim vários genes produzem várias proteínas diferentes que participam de reaçoes químicas que tem como produto final a melanina. O albinismo, que é definido pela ausência de melanina, pode ter várias origens: falta de melanócitos, falta de alguma proteína que participa da reaçao química de formaçao da melanina, erros no mecanismo de transporte da melanina para que esta se torne visível, etc.
Claro que, dentre todas as possíveis causas do albinismo, existe uma que explica quase que 100% dos casos, que é um defeito em uma proteína (enzima) chamada tirosinase, que tem papel importante na cadeia de reações de formação da melanina. Ou seja, na imensa maioria dos casos, temos o albinismo em um ser vivo que apresenta o gene responsável pela tirosinase inativo.
E assim, fazendo um levantamento dos genes que funcionam e dos que não funcionam em um indivíduo, podemos por vezes chegar na causa genética de determinado problema.
Mas voltemos aos cromossomos: a espécie humana tem 23 pares de cromossomos. Cada par é composto por um cromossomo que veio da mãe e outro cromossomo que veio do pai. Desses 23 pares, um par em especial é composto por cromossomos sexuais, que podem ser do tipo X ou do tipo Y. Em outras palavras, podemos dizer que na espécie humana, encontramos no núcleo de quase todas as células 22 pares de cromossomos autossômicos (responsáveis pela definição de características gerais) e 1 par de cromossomos sexuais (responsáveis pelos caracteres sexuais e por alguns outros não relacionados ao sexo).
Os cães possuem 39 pares de cromossomos, destes, 38 são autossomicos e 1 par de cromossomos sexuais.
Os cromossomos nada mais são do que uma corrente de genes, e desta forma, os genes que formam os cromossomos também estão aos pares nas células dos seres vivos. Cada par de genes é formado por um gene que veio do pai e um gene que veio da mãe. Muitas vezes acontece de um dos genes ser defeituoso, porém o seu par ser funcional, e este último consegue suprir a funçao do gene defeituoso.
Por exemplo: vamos considerar que o gene “A” é o responsável pela produção da tirosinase. Quando este gene apresenta alguma anomalia e não consegue produzir a tirosinase, chamaremos ele de “a”.
Se uma pessoa herdou um gene “A” do pai e um gene “A” da mãe, esta pessoa terá a produçao normal de tirosinase, e assim não vai apresentar o albinismo. Se uma pessoa herdou um gene “A” do pai e um gene “a” da mãe, esta pessoa também terá a produçao de tirosinase, porém em menor quantidade, mas mesmo assim o suficiente para não ser albina. Já em um terceiro caso, onde essa pessoa tenha recebido um gene “a” da mãe e um outro gene “a” do pai, essa pessoa apresentará albinismo.
Chamamos essa relação entre os genes “A” e “a” de dominância: “A” apresenta dominância em relação a “a”, e o gene “a” é chamado de recessivo.
Faz-se necessário agora definir os termos genótipo e fenótipo. Genótipo é a característica genica do indivíduo, e fenótipo é a expressão visível ou detectável do genótipo. Vamos tentar entender melhor isso usando o exemplo do albinismo:
Uma pessoa com genótipo “aa” tem o fenótipo albino. Já os genótipos “Aa” e “AA” apresentam o fenótipo normal. Viu? Não é tão dificil assim!!

Simulações de cruzamentos
Existem tabelas que podemos elaborar para assim conseguirmos prever a manifestação de alguma característica genética. Continuaremos usando como exeplo o albinismo.
CASO 1: Em um cruzamento de indivíduos normais para o albunismo AA x AA, temos o seguinte resultado:
Mãe

Pai
A
A
A
AA
AA
A
AA
AA

Interpretaçao da tabela: se cruzarmos dois indivíduos com genótipo AA e fenótipo normal para o albinismo, teremos 100% dos descendentes com genótipo AA e fenótipo normal.

CASO 2: Em um cruzamento de indivíduos de fenótipo normal para o albinismo e genótipo Aa x Aa, temos o seguinte resultado:
Mãe

Pai
A
a
A
AA
Aa
a
Aa
aa

Interpretaçao da tabela: se cruzarmos dois indivíduos com genótipo Aa e fenótipo normal para o albinismo, teremos 3 genótipos diferentes possíveis nos descendentes: AA, Aa e aa, sendo que os que herdarem o genótipo AA e Aa apresentarão o fenótipo normal para o albinismo e os que herdarem o genótipo aa apresentarão o albinismo. Em outras palavras, os descendentes deste cruzamento apresentam 25% de chance de serem albinos.

CASO 3: Em um cruzamento de indivíduos com fenótipo albino, e que necessariamente apresentam genótipo  aa x aa, temos o seguinte resultado:
Mãe

Pai
a
a
a
aa
aa
a
aa
aa

Interpretaçao da tabela: se cruzarmos dois indivíduos com genótipo aa e fenótipo albino, teremos 100% dos descendentes com genótipo aa e fenótipo albino.
 

Quer uma sugestão? Tente montar a tabela de cruzamento entre os genótipos AA x aa e AA x Aa, e veja os resultados.
Existe uma certa polêmica se o albinismo verdadeiro existe ou não em cães. Por hora não vou entrar nessa discussão pois preciso estudar mais, porém gostaria de destacar que akitas brancos não sao albinos, ok? Se você observar atentamente, os akitas brancos apresentam coloração (melanina) nos lábios, olhos, vulva, ânus, etc... 
Abaixo algumas imagens que achei pela internet a fora de animais albinos:



Aguardem a continuaçao, onde serão discutidas as bases genéticas do pelo longo e de algumas doenças genéticas no akita.

2 comentários:

  1. Eu achei legal como introdução, mas estou procurando uma coisa um pouco mais profunda. Como por exemplo, como o genotipo afeta no fenotipo das cores, qual é a relação genomica entre um akita branco, vermelho, tigrado e sésamo.

    ResponderExcluir