segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

o ofício de criar

Criar uma raça é um hobby, mas isso não quer dizer que não deva ser levado a sério.

Precisa, acima de tudo, de equilíbrio, porque a criação é uma atividade relacionada a seres vivos: cães e pessoas. Existem vínculos afetivos dentre os cachorros, dentre os cães e o criador, dentre os cães e o seu dono, e todos esses personagens não são fantoches que podem ser manipulados pelo prazer e ego do criador desequilibrado. Preservar esses vínculos é uma prioridade e uma questão de respeito à vida.

Os cães existem para proporcionar alegria e qualidade de vida pra humanidade. Não é certo que cães existam para serem devolvidos, sacrificados, apenas pra reproduzir e ganhar exposições, para apanhar. Se é pra isso que você está fazendo cães no seu quintal, por favor, não os faça. Se é pra isso que você está acumulando cães em casa, por favor pare enquanto é tempo.

Para criar bem uma raça você precisa ser integro com seus cachorros, colegas de criação e clientes. Precisa ser correto sem ser ingênuo, ou seja, aceitar que existe a corrupção e fazer a opção por não participar dela. Precisa deixar a razão falar mais alto para preservar a emoção, pois você precisa se planejar na escolha dos cães e na quantidade de exemplares que pode abrigar. Tem que exercitar o desapego e deixar seus cães se vincularem a outros, afinal de contas esses cães terão que viajar pra exposições e coberturas, e nem sempre você estará disponível para acompanhá-los.

Deve estar preparado para perdas e muito, mas muito sofrimento nas várias partidas que irá enfrentar. Deve ter apoio da família, ou pelo menos das pessoas que moram junto com você, pois a sua ausência e a presença dos cães fará diferença pra eles.

Deve estudar muito muito muito, e depois que achar que já aprendeu bastante coisa, estude dez vezes mais. Deve não reter as informações que estudou, e sempre sempre sempre estar disposto a entender o ponto de vista do outro, mesmo que não concorde com ele.

Deve ter dinheiro, pois como grande parte dos hobbies, sem investimento não existe qualidade, e a criação de cães de raça não é uma atividade barata. E deve acima de tudo priorizar a qualidade de vida dos seus cães.

Então, se você não tem segurança de que a criação é uma tarefa que você aguenta carregar, faça um favor para a raça e para a cinofilia, nem comece. E aí, tem certeza que vai encarar? Faça uma auto crítica e não se engane, pois o fardo é pesado.

Um comentário:

  1. Meus anjos, sempre que leio isso retiro uma lição nova, é muito salutar esse texto, espero que o blog seja sempre assim rico de detalhe, sentimento e ensinamento.
    Beijos e quero ver essa coisa andar!

    ResponderExcluir