quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

o que significa um ranking afinal?

Foi sem querer e por acaso, que um amigo se dirigiu a nós e perguntou se sabíamos quem estava em primeiro lugar no ranking parcial de akitas jovens, e logo em seguida, sem dar chances para palpites, disse que era o nosso Shun! Tínhamos consciência de que ele estava se saindo muito bem nas exposiçoes, sabíamos do seu potencial, mas não passou por nossa cabeça que ele poderia ser o akita jovem de 2009 com melhor desempenho nas pistas. E ficamos muito emocionadas... a partir daí pensamos, por que não? Por que não tentar manter esse primeiro lugar?

E assim os finais de semana foram se passando e estávamos sempre la, com nosso jovenzinho nas exposições.

Não nos enganamos e não queremos enganar ninguem.... o que afinal de contas significa um primeiro lugar em qualquer ranking na cinofilia? Significa simplesmente que, no mínimo, o seu cão é acima da média em relação aos seus concorrentes do momento. Não quer dizer que ele é perfeito, não quer dizer que ele é melhor do que todos os outros, nem sequer quer dizer que ele é excelente. Vejam bem: um cão muito bom que em determinada ocasião se confronta com cães bons, pode ser um ganhador de ranking (lembrando que na cinofilia, o “muito bom” e o “nada”são a mesma coisa).

Além desse aspecto, temos que ter em mente que um ranking é um jogo onde contam qualidade e quantidade. Um cão excelente que se apresenta em apenas uma exposição nao consegue acumular pontos o suficiente para ganhar um primeiro lugar de ranking... e por aí vai.

Nosso senso crítico não foi e espero que nunca será abafado por um ranking. Ganhando ou não ganhando, continuamos sabendo de defeitos e qualidades do nosso jovenzinho, e estamos ai, perseguindo bons juízes, frequentando especializadas da raça, para sempre e sempre nos surpreendermos com novas descobertas sobre nosso Shun, e sobre todos os nossos outros akitas.

Este foi o ano dele, foi o ano que nosso menino, mesmo jovem, ficou entre os 10 melhores cães adultos do Brasil nos dois rankings de grande importancia para nossa cinofilia. Também foi o ano em que Shun se manteve em primeiro lugar no ranking de promissores do Dog Show e fechou o ano como o melhor akita jovem do Brasil igualmente no Dog Show e no da CBKC. Ficou também muito bem colocado no ranking do CPA, junto com outros akitas adultos.

Jiyu Go de Yamada, mãe do Shun, também se destacou neste ano de 2009. Além de ganhar o Best In Speciality Show com o Sr. Ulisses Guedes na última especializada do ano, mesmo indo em poucos eventos conquistou o primeiro lugar dentre os akitas de São Paulo no ranking Dog Show, e ficou dentre os 10 primeiros colocados nos rankings nacionais Dog Show, CBKC e CPA.

Isso não faz de nossos akitas cães perfeitos, mas faz deles akitas de muita qualidade e presença. O que ganhamos com isso? Satisfação, e talvez um incentivo para continuar, sabendo que dentre os vários erros que podemos cometer no oficio de criar, também temos alguns acertos. E também desconfiamos que talvez nosso Shun e nossa Jiyu não sejam apenas akitas acima da média, mas sim um pouco mais que isso.
Enfim, vamos que vamos, e que venha 2010, que com certeza será um ano de muito, mas muito trabalho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário